Blog do Wellington

Conhecimento, Curiosidade, Humor, Tecnologia -> Tudo em um lugar só

Internet lenta? Saiba que programas estão consumindo dados da rede

Posted by wetinsilva em maio 28, 2015


A coluna de Hoje demonstrará como identificar facilmente quais são os programas que acessam a rede e ficam consumindo dados sem que o usuário perceba.

Sobre o programa

Os usuários experientes certamente dominam ferramentas profissionais ou recursos de gerenciamento do sistema operacional. Porém, por requerer de conhecimentos avançados em informática, o emprego de técnicas de administração de rede se tornam um impedimento para quem quer apenas identificar possíveis “gargalos” na rede doméstica.

E para facilitar essa tarefa, existem programas com uma interface intuitiva que apresentam sem complicações as informações sobre o consumo de dados da rede. Entre eles, a novidade é um programa chamado GlassWire, disponível gratuitamente nesse link.

Como usar

Após ter instalado o GlassWire, basta executá-lo e aguardar o diagnóstico na rede local. O programa monitorará todos os programas que estiverem acessando à internet.

Em muitos casos, existem programas que são carregados durante a inicialização do sistema operacional e passam despercebido pelo usuário. Mas nem por isso não deixam de comprometer a velocidade da rede.

O programa tem as suas funcionalidades distribuídas em quatro abas:

Gráfico – é a representação correspondente à quantidade de dados que estão trafegando na rede, cada cor no gráfico representa o consumo de um determinado programa.

Firewall – é a funcionalidade que permite bloquear com um único clique um ou mais programas que estejam consumindo dados. Para bloquear um programa, basta clicar sobre o ícone em formato de “chama”.

Network –  é uma função avançada que permite visualizar todos os dispositivos conectados na rede, ela está apenas disponível na versão paga do programa.

Alertas – são as notificações sobre o diagnóstico da rede e programas em execução.

Para obter um diagnóstico preciso dos programas que estão consumindo dados, recomenda-se fechar todos os programas e então executar o GlassWire. O ideal é que apenas o sistema operacional esteja conectado – outros programas devem ser analisados individualmente a sua permissão de acesso à rede. Para bloquear o seu acesso, basta usar o recurso do Firewall.

Fonte: G1

Anúncios

Uma resposta to “Internet lenta? Saiba que programas estão consumindo dados da rede”

  1. Tiago said

    Artigo muito útil. Afinal, quem é que nunca teve problemas com a velocidade da Internet? Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: