Blog do Wellington

Conhecimento, Curiosidade, Humor, Tecnologia -> Tudo em um lugar só

Olhar Digital: Você sabia que a configuração de IP vai mudar?

Posted by wetinsilva em outubro 25, 2010


Sistema comporta inúmeros computadores, servidores e endereços virtuais http://www.nomedosite.com.br. Você já está acostumado com essa nomenclatura na rede. Mas o que você talvez não saiba é que para cada nome de site, existe um número correspondente. Todo endereço, em letras, tem um irmão numérico. E cada computador, inclusive o da sua casa, tem um número único a partir do momento em que ele se conecta à internet. É o tal do IP. O sistema que gerencia tudo isso é chamado IPV4. São nove dígitos que, combinados, conseguem suportar cerca de 4 bilhões de endereços.

 

Pablo Hinojosa,manager da Icann na América Latina, explica  “Os endereços de internet tem uma função que se chama “unicidade” e que é uma única direção para não se chegar a um lugar errado. Cada computador tem um número assimilável na rede e esse número tem que ser único. Esse sistema de direção assimila o número na forma de blocos, primeiro regionalmente, depois a grandes operadoras e depois aos usuários.

Mas com o crescimento exponencial da internet, esses números IPV4 estão chegando ao fim. A expectativa é de que já não exista mais disponibilidade a partir de julho de 2011. Então para que a internet continue crescendo e se desenvolvendo, foi necessário criar um outro sistema de numeração. Daí surgiu o IPV6, que comporta muito mais computadores, servidores e endereços web. Ao invés dos 4 bilhões de números, ele agora comporta uma quantidade que nem nós sabemos falar: são 3,4×10 elevado à 38ª. Potencia, ou seja: 34 seguido de 37 zeros!

O tamanho atual das direções de IPV4, imagine que cabe em um IPod ou em um telefone celular. Já a comparação do tamanho das direções do IPV6, seria como do tamanho do planeta Terra. Então, são com essas diferenças de tamanhos que estamos lidando e o IPV6 nós dará a direção por muitos anos mais.

Pense que, em breve, até mesmo a sua geladeira e o seu microondas estarão conectados à rede e cada um deles também terá o seu número IP. Nesta nova realidade, a ampla disponibilidade de endereços se torna imprescindível. Todos os novos sistemas operacionais já comportam este padrão. Apesar de ser algo invisível aos olhos dos leigos, é bom você saber que, existem uma série de processos complexos por trás de uma interface amigável.

Assista a matéria em video

Fonte: Olhar Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: